CULTIVARES DE MIRTILO

O Sítio Canto do Sabiá comercializa mudas de nove cultivares de Mirtilo. Abaixo segue explicação sobre cada uma das cultivares.

As informações foram colhidas do "Documento 121 - A Cultura do Mirtilo" formulado pela Embrapa, baseado na experiência obtida na região de Pelotas-RS, e diretamente com o Eng. Alverides dos Santos. Algumas características podem variar conforme a região.

Aliceblue
Possue frutos com sabor equilibrado de acidez a açúcar. O peso médio da fruta tem variado entre 1,5 e 1,8g. A película é azulada com presença de pruína e a cicatriz (local donde se desprendeu o cálice) é média a pequena e seca. Floresce de meados de agosto a início de setembro e a colheita inicia em meados de novembro. É a cultivar com a menor exigência em frio, das apresentadas pelo Sítio Canto do Sabiá.
Bluebelle
Produz frutos firmes, de tamanho pequeno a médio, sabor doce-ácido, predominando a acidez e presença moderada de pruína na superfície. A película é bem escura. Floresce em setembro e amadurece na segunda quinzena de dezembro.

Briteblue
Briteblue Produz frutas pequenas, com película azul-clara, sabor regular e boa firmeza, podendo ser transportada para mercados distantes. Peso médio da fruta de 1,3 a 1,6g. Das cultivares disponíveis, é a que produz os frutos mais firmes. Floresce em setembro e amadurece em Janeiro.

Bluegem
Bluegem Os frutos são graúdos, têm bom sabor e a epiderme apresenta grande pruína. Necessita polinização cruzada, sendo "Woodard" uma das polinizadoras recomendadas. Floração em agosto e produção no final de novembro, início de Dezembro.

Climax
Os frutos podem ser considerados de tamanho médio, com película de coloração azul-escura e polpa com bom sabor. Amadurece de maneira relativamente uniforme. Frutos cobertos por bastante pruína, dando o aspector bem azulado à mesma. Sabor doce-ácido e peso médio dos frutos de 1,8g. Tem longo período de florescimento e colheita. Floresce em Agosto e Setembro e a colheita é em Dezembro e Janeiro.

Delite
Nas condições da região de Pelotas, foi produzido frutos de sabor doce-ácido, com película com menor quantidade de pruína que na cultivar Clímax, sendo bem escura. Excelente sabor, sua maturação se inicia poucos dias após a 'Briteblue'. Peso médio dos frutos em torno de 1,2g.

Florida M
Cultivar de baixa exigência em frio. Frutos de tamanho médio de 1,5g. Planta vigorosa com boa resistência a doenças. Frutos de coloração azul com pouca pruína. Florescimento tardio, em Setembro e maturação em Janeiro, meados de Fevereiro.

Powderblue
Os frutos desta cultivar apresentaram tamanho médio a bom, com muito bom sabor, doce-ácido equilibrado. É uma das cultivares que apresentou maior quantidade de pruína na película. O peso médio dos frutos foi 1,2g. Esta cultivar é considerada resistente a doencças, sendo as plantas produtivas e vigorosas. Considerada a cultivar de maior produtividade.

Woodard
Frutos de boa aparência sendo a película azul-clara. São considerados macios, e portanto, inadequados para transporte em longas distâncias. A maturação é pouco mais tardia que a 'Clímax' e o peso médio dos frutos é de 1,0 a 1,2g.